Seguidores

sábado, 5 de maio de 2012

Atitude é tudo...

Escolhas da Vida.
João era o tipo do cara que você gostaria de conhecer. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer. Quando alguém lhe perguntava como ele estava, a resposta seria algo:

- Se melhorar estraga.

Ele era um gerente especial, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes. Ele era um motivador nato. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, João estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação. Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei:

- Você não pode ser uma pessoa tão positiva todo o tempo. Como você faz isso?

Ele me respondeu:

- A cada manhã ao acordar digo para mim mesmo: João, você tem duas escolhas hoje. Pode ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho ficar de bom humor. Cada vez que algo de ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo. Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.

- Certo, mas não é fácil - argumentei.

- É fácil - disse-me João. - A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo, em toda a situação sempre há uma escolha. Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor.

É sua a escolha de como viver a sua vida.

Eu pensei sobre o que João disse, e sempre se lembrava dele quando fazia uma escolha. Anos mais tarde soube que João cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã, foi rendido por assaltantes.

Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, sua mão, tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele. Por sorte ele foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital. Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo. Encontrei João mais ou menos por acaso. Quando lhe perguntei como estava, respondeu:

- Se melhorar estraga.

Contou-me o que havia acontecido perguntando:

- Quer ver minhas cicatrizes?

Recusei ver seus antigos ferimentos mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.

- A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás - respondeu. - Então deitado no chão, ensanguentado, lembrei que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver.

- Você não estava com medo? - perguntei.

- Os paramédicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo e que eu ia ficar bom. Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado. Em seus lábios eu lia: "este aí já era". Decidi então que tinha que fazer algo.

- O que fez? - perguntei.

- Bem, havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi: "sim". Todos pararam para ouvir a minha resposta: Tomei fôlego e gritei: "Sou alérgico a balas!"

Entre as risadas lhes disse: "Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não morto.

João sobreviveu graças a persistência dos médicos, mas também graças a sua atitude. Aprendi que todo dia temos a opção de viver plenamente.

Afinal de contas,
"ATITUDE É TUDO".
(Desconheço autoria.)


17 comentários:

  1. Oi Nyce,

    Uma postagem bela e refletiva.
    A positividade diária nos eleva e nos faz muito bem, mesmo que tudo demostra o contrário.
    Atitude é tudo com certeza.

    Beijos grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga que post maravilhoso, se todos aprendessem a viver de verdade, as energias mudariam e com ela o universo inteiro. Que maravilha seria, hein amiga?
      Bjs querida e adorei a sua visita.
      Eli

      Excluir
  2. Amiga Nyce, que belo exemplo.
    Um abraço. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
  3. Uma bela mensagem que eu estou lendo agora, porque eu escolhi ler um mensagem muito boa.
    Uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Um dos melhores textos que já li maravilhoso, parabéns pela qualidade do blog.

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga,que lição de vida hein? escolher sempre o melhor pra nós, e mesmo quando as coisas não saem como esperamos, podemos escolher a paciência e aprender com os revezes da vida.
    Ultimamente acho que ando sendo testada, muitas coisas que tenho tentado resolver não tem saído como eu espero, mas respiro fundo, me encho de coragem e sigo em frente, sempre esperando resultados melhores no final.
    Com isso tenho estado mais calma, há tempos atrás eu teria outras reações, mas hoje como venho aprendendo a ser mais flexível, muitas surpresas também tem ocorrido em minha vida.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi nyce passei para desejar a voce um dia muito abençoado e maravilhoso bjs.

    Elite

    ResponderExcluir
  7. Uma mensagem de grande lição de otimismo e perseverança! Passei pela Elaine e vim conhecer você, muito prazer, ofereço o meu carinho de amiga blogueira. Deixarei meu rosto no mosaico de amigos seguidores. Um beijo da amiga Ivany

    ResponderExcluir
  8. Estou passando para agradecer a sua atenção p/o meu blog e p/ dizer que essa mensagem é maravilhosa! Vamos pedir ao Pai que as pessoas aprendam com o João e optem por viver e ser feliz em qualquer situação.
    Um beijão
    Ana

    ResponderExcluir
  9. Nyce querida! Que mensagem linda! Parabéns pela escolha do texto! Obrigada pelo carinho e pela gentileza! Graças a amigos como você que cheguei aos 1000; e é para quem posto e escrevo.... A presença de todos vocês me inspira e alegra! Uma quinta-feira abençoada! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ei, Nice, bom dia. Postagem muito bonita, viu. Adorei. bjs

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga
    Meu Abraço de Paz e bem!

    Mãe do céu da terra e do mar
    Por favor,
    Ensina-nos o teu segredo
    Do Teu Amor
    Para que não tenhamos medo
    De apreender Amar!
    Meu abraço carinhoso para você!

    Se você for mãe Feliz dia das Mães!

    Maria Alice

    ResponderExcluir
  12. Nyce, sempre que venho aqui, aprendo uma lição.
    que texto lindo!! Mas realmente não é facil ser otimista o tempo todo... é um exercicio diário!!

    Olha a cabeceira é bem facil de fazer, e fica muito aconchegante, se fizer me conta!!

    bjooo e bom findi
    Fer

    ResponderExcluir
  13. Buona serata e felice fine settimana....ciao

    ResponderExcluir