Seguidores

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Transcendência...






O SER HUMANO É ESSENCIALMENTE UM SER DE TRANSCENDÊNCIA
Quer dizer, é um ser que nunca pode ser aprisionado em limites estanques. É alguém que rompe barreiras, quebram tabus, abre novas janelas, inventam alternativas e rasga horizontes sem fim. Ele sempre está para além dele mesmo. Não apenas faz o possível. Tenta fazer um pouquinho do impossível. Isso é o que significa transcendência. Essa transcendência é vivida mais diretamente na experiência do Amor. Saímos de nosso mundo, transcendemo-los e entramos, com carinho e cuidado, no mundo do outro. Essa ultrapassagem de nosso mundo na direção do outro é a vivência da transcendência. Queremos ultrapassar todos os limites. Buscamos o Infinito. Então nos revelamos como um projeto infinito que somente descansa quando identifica, no percurso de sua Vida, o seu objeto adequado, que outro não pode ser, senão o próprio Infinito. O Ser humano é um ser aberto ao outro, ao mundo, ao Todo e ao Infinito. A ultrapassagem de uma abertura para a outra constitui a transcendência humana. Se não realizar sua abertura ilimitada, sente-se prisioneiro e infeliz. Eis alguns tópicos: - Somos seres de protestação - A experiência originária: a existência - Transcendência: a capacidade de romper interditos - Ser humano: um nó de relações - Lugares privilegiados da experiência da transcendência - A pseudo-transcendência - O desejo e a transcendência - Qual é o obscuro objeto do desejo? - Transcendência: a singularidade cristã - O Deus desconhecido em nossas angústias - A partir de onde emerge o horizonte utópico? Viver a dimensão de transcendência constitui talvez o desafio mais secreto e estimulante do ser humano. Ai ele se mostra como é: uma abertura em permanente atuação.

Texto de  Genézio Darci Boff ou Leonardo Boff,  teólogo, escritor e professor universitário brasileiro, notável integrante da Teologia da Libertação!


"Viver a dimensão de transcendência constitui talvez o desafio mais secreto e estimulante do ser humano."

Sempre reflito e faço algum comentário em relação ao texto...
Hoje apenas leio, reflito e deixo os comentários para os
queridos amigos e amigas que por aqui passarem!!!

Transcendência!!!


Que possamos transcender, ir além...viajar no infinito!!!


Feliz semana!!!
Um imenso abraço.
Nice.



15 comentários:

  1. Maravilhosa,Nyce!! Faz bem ler!v beijos,lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Transcender é realmente o grande desafio...Transcender e ir ao encontro de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Texto maravilhoso! Não podemos estagnar minha querida!
    Beijinhos ao infinito...

    ResponderExcluir
  4. OI NYCE!
    ATRAVÉS DO AMOR VERDADEIRO O HOMEM VAI ALÉM DELE MESMO, TRANSCENDE...
    MUITO BOM ESTE TEXTO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito! Bem, penso que a poesia é uma forma de transcendência, já fiz poemas dormindo, acordei e coloquei no papel. Viajei por cada lugar que nunca imaginava, que duvido que exista aqui nesse mundo físico. Beijos, amiga. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Nyce, muito linda sua postagens. Concordo com o Elvis,Transcender e ir ao encontro de Deus.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto, Nice... aprendizado do início ao fim! É preciso transcender, elevar nosso espírito, ultrapassar as barreiras da pequenez, superar os obstáculos.
    Muito bom! Adoro vir te ler.
    Beijos, querida amiga.

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga,
    Voltei para dizer que o meu post atual é uma homenagem para a minha Thais e gostaria de compartilhar contigo. Se puder, passe por lá. Ficarei muito feliz!
    Maravilhosa quinta-feira!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha de post e mensagem!!! Desejo um NATAL FELIZ, cheio de amor e paz e que 2014 seja bem iluminado e cheio de alegrias! beijos,chica

    ResponderExcluir
  10. OI NYCE!
    PASSANDO PARA TE DEIXAR MEU ABRAÇO E VOTOS DE ÓTIMO RESTO DE SEMANA.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Concordo que o ser humano não é para estar aprisionado, acontece que este também é submisso, não procura a liberdade de pensamento.
    Abraço
    ag

    ResponderExcluir
  12. Olá Nyce querida, eu estava pensando desde ontem nas tradições que tantos seguem, e os que já não mais se adaptam a essas tradições estão exatamente transcendendo.
    Agora lendo esse texto tive essa certeza maior, porque a tradição na verdade é seguir moldes pré estabelecidos sem nem ao menos saber "porquê" ou se vai de encontro ao que realmente sente, só simplesmente seguem padrões.
    Você já me conhece suficiente e sabe que não sou nem um pouco tradicional rs então se eu gosto eu faço, senão quebro regras, tanto dos outros como minhas mesmo, então isso é verdadeiramente transcender.
    Amiga, já te desejo um abençoado Natal e um próspero Ano Novo, volto a blogosfera em 2014, mas ainda estarei dando minhas voadas pelo face até lá.
    Meu agradecimento pela sua amizade que muito me faz bem, beijos imensos em seu coração!

    ResponderExcluir
  13. Bom... a yoga trabalha esse lado. Acredito que transcendência está ligada ao espiritual, deixar a carne e ver/sentir que há muito mais que apenas isso.
    A meditação auxilia muito, a respiração... nesse ponto começamos a nos perceber e nos centrar, o que acarreta muitos benefícios.
    O ser humano é capaz de muita coisa e foi criado para fazer muito. Infelizmente, muito agem como robôs ou usam sua inteligência para algo ruim. Se todos descobrissem a capacidade que têm para fazer o bem, o mundo seria um lugar muito melhor.

    Abração esmagador e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  14. Oi Nyce,
    Hoje passei exclusivamente para agradecer o carinho, à amizade, e a tua presença nesse ano de 2013 no meu blog. O meu desejo é que em 2014 possamos estar juntos novamente.
    Desejo um abençoado Natal pra você e toda a sua família. Que os dias do Ano Novo sejam uma seqüência de profundas realizações e vitorias com fartas colheitas chegando a seus campos, e belas flores surgindo em seus jardins.
    Feliz Natal e Próspero 2014!
    Um beijo de carinho em teu coração!

    ResponderExcluir