Seguidores

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Pai...começa?

Pai começa o começo!

Quando era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: “Pai, começa o começo!”
O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim.
Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai morreu há muito tempo e não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.
Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar.
O esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes.
O enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas “tangerinas” transformam-se em abacaxis.
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo meu pai quando lhe pedia para “começar o começo”, era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.
Além da atenção e carinho que eu recebia, ele também me ensinou a pedir ajuda a Deus, Pai do céu. Meu pai terreno me ensinou que Deus é eterno, que está sempre ao nosso lado e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
*   *   *
Quando a vida parecer muito difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembremo-nos de suplicar o auxílio Divino.
Deus nos indicará o caminho e não só começará o começo, mas pode ser que, em algumas ocasiões, resolva toda a situação.
Não sabemos o tipo de dificuldade que encontraremos na nossa caminhada, mas amparemo-nos no amor eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: Pai começa o começo!
*   *   *
A sensibilidade de enxergar as dificuldades dos filhos e oferecer o apoio necessário, no momento certo, é essencial. Tem o poder de curar feridas e se transforma em bálsamo para a dor.
Devemos saber o quanto é importante dizer ao filho: Se você tem medo, venha aqui. Se você cair, falhar estarei ao seu lado. Amo você.
Devemos saber valorizar toda atitude positiva.
O abraço e o beijo fazem a criança se sentir querida e consolidam a segurança e o amor. Demonstrarmos a confiança de que somos constantemente amparados por Deus oferece aos filhos um caminho para a construção da fé.
Todo o carinho e afeto demonstrados pelos pais aos filhos, durante a infância, se transformarão em direcionamento seguro e formarão base sólida para o enfrentamento das dificuldades na vida adulta.

(desconheço autoria, mas é uma bela reflexão...)

5 comentários:

  1. Olá, Nyce! Aqui em casa, minhas crianças pedem pra que comecemos o começo. Isso nos dá prazer, temos alegria em começar o começo pra eles [sorrio]. Nyce, não faço segredo, meu pai é meu grande amigo nessa vida, tenho a sorte de tê-lo. Tangerinas eu mesmo descasco, porém, para descascar alguns abacaxis, ainda peço a orientação dele. É uma espécie de orientação pra descascar o começo. Ah, antes que eu me esqueça, o Bronson lhe mandou lembranças de meu blog.

    ResponderExcluir
  2. tem casos que os pais incentivam os filho a estudar, estudar e se tornar médicos, advogados ou engenheiros, mas não ensinam os filho a edificarem o próprio eu, que constroem mundos interiores fantasiosos que desabam por falta de um alicerce mais firme, né?

    ResponderExcluir
  3. Agradeço por ter visitado o meu blog e com isso ter começado o começo, creio, de uma fraterna amizade.
    A orientação positiva dada pelos pais é que vai formar a base firme para a idade adulta.
    Estou, também lhe seguindo, pois gostei desse seu espaço.
    Obrigado por visitar-me e seguir-me.
    Muita paz.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nyce! Feliz demais com sua presença. Gosto muito dessa mensagem, O pai além de começar o começo descasca todos os nossos problemas sempre. Beijos e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nyce, fiquei muito contente com tua visita e estou chegando aqui conhecer teu blog e já vou ficando.
    Essa mensagem é uma ótima reflexão, e temos que dar a base para nossos filhos, para que eles desde cedo saibam se posicionar diante da vida.
    Só me fica difícil comentar em blogs que tem verificação de palavras, depois veja minha campanha pra retirada delas na lateral do meu blog
    Beijos e bom fim de tarde pra ti!

    ResponderExcluir